Durante o ano de 2018,
estivemos atuando junto à turma 80A, na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Presidente Vargas. Os encontros serviram como primeira
experiência em sala de aula em que atuamos diretamente com os alunos de uma escola
regular. Até então, a experiência mais próxima de atuação em sala de aula que os integrantes do grupo tinham participado havia sido o primeiro dos quatro estágios
obrigatórios do curso de Letras, que se trata
de observações e relatório da experiência em salas de aula dos Ensinos
Fundamental e Médio. Das atividades realizadas com os alunos, destacamos uma dinâmica: após a leitura de um Conto Fantástico, em que o protagonista pensava estar tendo experiências
sobrenaturais e, ao fim, notava não passar de ilusões de ótica e auditivas, os
alunos relataram individualmente um medo atual ou já superado. O objetivo foi, além de promover maior aproximação entre os alunos, os bolsistas e
o professor, trabalhar com a leitura e a escrita como um fim em si e
também com a diferenciação de gêneros textuais. Todas as experiências auxiliam na escolha da área para atuação profissional futura, e as
expectativas para o ano que se inicia são satisfatórias por estarem embasadas
nessas primeiras experiências.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Janis Moreira de Freitas,
Mateus de Lima Borges. e Édson Felipe de Souza
Escola atendida e projeto: Escola Estadual Presidente
Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinicius Cidade
Série atendida: 8º Ano – Turma 80A
Número de alunos atendidos: 22 alunos
![]() |
Dinâmica da Teia dos Medos, proposta pelos bolsistas à turma. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário