Turma 80B realizando atividade sobre crônica. Foto: Acervo Pessoal. |
Ao iniciar a aula desta quarta-feira, dia 10 de abril, o
professor supervisor deu as seguintes orientações: no primeiro período, faria
uma revisão do conteúdo sobre predicado verbal e predicado nominal, para que pudesse,
então, começar o predicado verbo-nominal; no segundo período, os alunos iniciariam um trabalho de produção textual com o gênero crônica, fazendo, então, utilização do livro didático. No começo da revisão, o professor passou na lousa
as diferenças de cada predicado e, após as explicações, deu uma atividade que consistia em
sublinhar o predicado de algumas orações; para a correção, os alunos foram
até o quadro voluntariamente, demonstrando participação nas aulas e segurança em
relação ao conteúdo proposto. No segundo momento, o professor fez uso
do livro didático para a leitura da crônica "Rádio apaixonado”, de Moacyr Scliar. Alguns educandos fizeram a leitura de parágrafos,
assim como nós, bolsistas, e o professor. É uma técnica de leitura que aproxima
a relação professor-aluno e, nesse caso, bolsista-aluno. Percebemos a turma mais agitada aula e já conseguimos observar e compreender os
"grupos de amizades" que existem por fatores, como
proximidades de residência, gostos em comum, etc. Do ponto de vista
metodológico, notamos algumas modificações de metodologias por parte do
professor, reafirmando, por fim, o que estamos em constante estudo na academia,
de que o professor é mediador entre o conhecimento e o aluno e deve estar preparado para
as mudanças que podem ou não ocorrer no processo de aula.
Bolsistas envolvidos: Édson Felipe
de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: Escola Presidente Vargas
Supervisor: Tiago Vinicius Cidade
Série atendida: 8º ano - Turma 80B
Número de alunos atendidos: 24 alunos
Texto revisado por: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário