Alunos realizando atividade de produção textual. Acervo Pessoal. |
As atividades desta quinta-feira, dia 02 de maio,
iniciaram-se com a leitura de uma fábula no livro didático, focada no diálogo
dentro da narrativa, objetivando a melhor compreensão dessa modalidade nas histórias
em quadrinhos. Depois, os alunos realizaram atividades no livro didático, em
que foram trabalhados conceitos sobre estrutura textual (parágrafo, narração).
No segundo período, o professor deu continuidade a uma atividade de produção
literária, iniciada em aulas posteriores. Com base em palavras sorteadas, os
alunos criaram uma narrativa breve. Hoje, com a história já elaborada, os
estudantes transpuseram-na para uma história em quadrinhos. Percebemos que, na
aula dessa semana alguns alunos que, em aulas passadas apresentaram
comportamento mais ativo em aula (agitados), estavam mais envolvidos na
realização da atividade. Essa mudança é positiva e se deu em virtude da
atividade desenvolvida pelo professor dar liberdade de criação aos alunos, ou
seja, não prendê-los às formas clássicas de atividades em aula (atividades
exclusivamente em livro, método da reescrita contínua, formas clássicas de
decorar conteúdos). Esse “desprendimento”, por assim dizer, tem se mostrado muito
eficiente em aula, tanto para a compreensão dos conteúdos trabalhados
(utilização de mídias) como também no processo criativo dos alunos (produções
textuais). Para nós, futuros professores, fica o desafio de repensarmos futuros
planejamentos de aula, a fim de conseguirmos atingir o maior número de alunos
possíveis de modo eficiente.
Bolsistas: Claiton Correa, Jéssica Macedo e
Matheus Borges
Escola e projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental
Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 6º ano - Turma 60B
Número de alunos atendidos: 25
Nenhum comentário:
Postar um comentário