Turma 80B realizando atividades sobre o Modo Imperativo. Acervo Pessoal. |
Nesta quarta-feira, dia 24 de abril, o professor iniciou a aula
entregando aos alunos uma folha e anunciando que faria atividades sobre a
flexão de verbos no Imperativo Afirmativo. Elas consistiam, inicialmente, em completar,
com a ajuda do professor, o verbo “estudar”, nas flexões do Presente do Indicativo
e do Presente do Subjuntivo, para que, partindo desses, chegassem ao Imperativo
Afirmativo. Depois, solicitou que realizassem o esquema, também na folha, com o
verbo partir. Notamos que os alunos possuem, em sua maioria, algumas dificuldades
em realizar o "passo a passo" do processo. No segundo período, o
professor demonstrou como fazer a flexão do segundo verbo que havia sido
trabalhado, agora no tempo Imperativo Negativo. Por essa parte ser breve,
solicitou que os alunos, seguindo os mesmos passos demonstrados no início da
aula, flexionassem o verbo “começar” no Imperativo Afirmativo. Nesse momento,
os alunos já estão um pouco desconcentrados e poucos realizam a atividade no
caderno. Percebemos, contudo, que, mesmo a maioria não tendo realizado a
atividade por escrito, quando o professor começou a fazer a correção no quadro,
muitos responderam oralmente as flexões corretas. Concluímos que a teoria
acerca das flexões verbais traz mais dificuldades aos alunos do que seu simples
uso diário.
Bolsistas de iniciação científica envolvidos: Édson Felipe
de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: Escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8º ano - Turma 80B
Número de alunos atendidos: 24 alunos
Texto revisado por: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário