Alunos compartilhando suas concepções sobre liberdade. Acervo Pessoal. |
No dia 23 de maio, quinta-feira, os alunos da turma 60B, no
primeiro momento de aula, deram continuidade (últimos ajustes) na primeira
parte da atividade proposta pelos bolsistas, que consistia na criação de uma história
em quadrinhos seguindo a forma de composição de mangás. No segundo momento de
aula, foi dado início à segunda parte da atividade dos pibidianos, que
consistia em: a) uma apresentação breve das histórias criadas pelos alunos (e pelos
mesmos também apresentada), b) o compartilhamento de repostas das questões
solicitadas na última aula (dia em que foi aplicada a primeira parte da
atividade) e, por fim, foi realizada, juntamente com os alunos, a terceira
etapa da atividade, que se consistia na síntese dos conceitos particulares dos
alunos sobre a temática “Liberdade”. Sobre a atividade planejada, os bolsistas
concluíram que no âmbito “Bolsistas-Alunos” (constituintes do tripé
Universidade-Bolsistas-Escola), foram retiradas conclusões de extremo valor
sobre noções de tempo, processos de produção e também, certamente foram
desenvolvidas capacidades referentes à postura como docentes em sala
(habilidades e postura como/para professores).
Posteriormente, a aula foi assumida pelo professor titular,
que retomou o andamento natural da disciplina. Foram corrigidas questões
relativas a uma narrativa breve de terror dos clássicos Irmãos Grimm e,
juntamente, dado início a uma nova modalidade de narrativa: O Relato Pessoal. O
professor Tiago inicialmente procedeu (após a leitura e correção das questões
sobre o texto dos Irmãos Grimm), questionando os alunos se eles tinham
conhecimento de alguma das chamadas “histórias de terror”. Os alunos, sob esse questionamento,
mostraram-se muito animados e, prontamente, começaram a compartilhar fatos
ocorridos em suas famílias ou consigo mesmos. O professor Tiago também se
mostrou muito participativo no processo de compartilhar casos familiares e
pessoais seus. Essa atividade (compartilhamento de casos pessoais ou
conhecidos) se mostrou muito ampla (nesse primeiro momento), em virtude disso,
alunos que apresentavam comportamento inadequado em aulas passadas acabaram por
participar neste momento de aula com bastante ânimo. Novamente, podemos
perceber a importância e a potência de uma atividade muito bem elaborada e
abordada de modo compartilhado.
Bolsistas: Claiton Correa, Jéssica Macedo e Matheus Borges
Escola e Projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente
Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série Atendida: 60B
Número de alunos atendidos: 26
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário