sexta-feira, 24 de maio de 2019

RELATO PESSOAL: CAUSOS E HISTÓRIAS DE TERROR (Turma 60B)

Alunos compartilhando suas concepções sobre liberdade. Acervo Pessoal.
No dia 23 de maio, quinta-feira, os alunos da turma 60B, no primeiro momento de aula, deram continuidade (últimos ajustes) na primeira parte da atividade proposta pelos bolsistas, que consistia na criação de uma história em quadrinhos seguindo a forma de composição de mangás. No segundo momento de aula, foi dado início à segunda parte da atividade dos pibidianos, que consistia em: a) uma apresentação breve das histórias criadas pelos alunos (e pelos mesmos também apresentada), b) o compartilhamento de repostas das questões solicitadas na última aula (dia em que foi aplicada a primeira parte da atividade) e, por fim, foi realizada, juntamente com os alunos, a terceira etapa da atividade, que se consistia na síntese dos conceitos particulares dos alunos sobre a temática “Liberdade”. Sobre a atividade planejada, os bolsistas concluíram que no âmbito “Bolsistas-Alunos” (constituintes do tripé Universidade-Bolsistas-Escola), foram retiradas conclusões de extremo valor sobre noções de tempo, processos de produção e também, certamente foram desenvolvidas capacidades referentes à postura como docentes em sala (habilidades e postura como/para professores).

Posteriormente, a aula foi assumida pelo professor titular, que retomou o andamento natural da disciplina. Foram corrigidas questões relativas a uma narrativa breve de terror dos clássicos Irmãos Grimm e, juntamente, dado início a uma nova modalidade de narrativa: O Relato Pessoal. O professor Tiago inicialmente procedeu (após a leitura e correção das questões sobre o texto dos Irmãos Grimm), questionando os alunos se eles tinham conhecimento de alguma das chamadas “histórias de terror”. Os alunos, sob esse questionamento, mostraram-se muito animados e, prontamente, começaram a compartilhar fatos ocorridos em suas famílias ou consigo mesmos. O professor Tiago também se mostrou muito participativo no processo de compartilhar casos familiares e pessoais seus. Essa atividade (compartilhamento de casos pessoais ou conhecidos) se mostrou muito ampla (nesse primeiro momento), em virtude disso, alunos que apresentavam comportamento inadequado em aulas passadas acabaram por participar neste momento de aula com bastante ânimo. Novamente, podemos perceber a importância e a potência de uma atividade muito bem elaborada e abordada de modo compartilhado.  

Bolsistas: Claiton Correa, Jéssica Macedo e Matheus Borges
Escola e Projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série Atendida: 60B
Número de alunos atendidos: 26
Revisão: Tiago Vinícius Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário