quinta-feira, 23 de maio de 2019

ACERTE O ACENTO (Turma 80B)

Jogo Acerte o Acento. Acervo Pessoal.
Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, aplicamos uma atividade lúdica aos alunos da turma 80B, que consistia em um jogo sobre acentuação gráfica e tônica. No primeiro dos dois períodos, foi feita uma retomada dos conteúdos de sílabas tônicas por meio de explicação sobre regras para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, e também sobre encontros vocálicos (ditongos, tritongos e hiatos). Essa explicação ocorreu por meio de uma aula expositiva. Os conteúdos foram colocados na lousa para que os alunos anotassem e os utilizassem durante o jogo. No segundo período, dividimos os 21 alunos presentes no dia em três grupos iguais para a realização do jogo: um grupo por vez mostra para o grupo ao lado uma carta que possui duas opções de acentuação para a mesma palavra e, no verso, a regra que justifica a opção correta. Cada rodada completava-se quando o terceiro grupo fazia a pergunta para o primeiro. A pontuação era da seguinte forma: quem acertava, ganhava um ponto, e quem errava, cedia um ponto para o grupo que perguntou. Observamos que a maioria dos alunos demonstrou interesse em participar. Após o início da atividade, os poucos que aparentavam desinteresse integraram-se aos grupos. Por se tratar de uma competição, obviamente houve agitação por parte dos alunos, porém obtivemos êxito. Realizaram-se, no período que dispusemos, sete rodadas completas e só foram definidos os vendedores (grupo 3) na última rodada, que valia dois pontos.



Bolsistas: Edson Felipe de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8°ano, turma 80B
Número de alunos: 21 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário