Jogo Acerte o Acento. Acervo Pessoal. |
Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, aplicamos uma atividade lúdica aos alunos da turma 80B, que consistia em um jogo sobre acentuação gráfica e tônica. No primeiro dos dois períodos, foi feita uma retomada dos
conteúdos de sílabas tônicas por meio de explicação sobre regras para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, e também sobre encontros vocálicos
(ditongos, tritongos e hiatos). Essa explicação ocorreu por meio de uma aula
expositiva. Os conteúdos foram colocados na lousa para que os alunos anotassem
e os utilizassem durante o jogo. No segundo período, dividimos os 21 alunos
presentes no dia em três grupos iguais para a realização do jogo: um grupo por vez mostra para o grupo
ao lado uma carta que possui duas opções de acentuação para a mesma palavra e,
no verso, a regra que justifica a opção correta. Cada rodada completava-se
quando o terceiro grupo fazia a pergunta para o primeiro. A pontuação era da
seguinte forma: quem acertava, ganhava um ponto, e quem errava, cedia um ponto para o
grupo que perguntou. Observamos que a maioria dos alunos demonstrou interesse em
participar. Após o início da atividade, os poucos que aparentavam desinteresse
integraram-se aos grupos. Por se tratar de uma competição, obviamente houve agitação
por parte dos alunos, porém obtivemos êxito. Realizaram-se, no período que
dispusemos, sete rodadas completas e só foram definidos os vendedores (grupo 3)
na última rodada, que valia dois pontos.
Bolsistas: Edson Felipe de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8°ano, turma 80B
Número de alunos: 21 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário