Na aula desta quarta-feira, 05 de junho, o professor
de turma iniciou a aula dando seguimento ao conteúdo de figuras de linguagem.
Inicialmente, reproduziu na televisão da sala de aula o videoclipe da
música Amianto, da banda Supercombo, para que, a partir de sua letra, que já
havia sido entregue impressa para os alunos, e que também aparece na tela do
vídeo, fossem identificados alguns exemplos de figuras de linguagem, no
caso, metáforas e comparações. Para complementar esse conteúdo, foi utilizado uma propaganda feita por uma emissora americana para público jovem, que tinha por
objetivo a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e que, para
isso, também fez uso dos mesmos recursos de linguagem. Com o auxílio de um poema
de Vinícius de Moraes presente no livro didático da turma, foram realizadas
atividades de interpretação e produção textual, em que os alunos deveriam fazer
uso de linguagem metafórica e comparativa. Observou-se que, por motivo da
interpretação da música e do vídeo da campanha do canal de televisão, os
alunos, embora seguissem com dificuldades para explicar de que forma a
linguagem figurada acontecia no poema, conseguiam identificar onde ela aparecia.
Embora tenham dúvidas quando precisam dar nome a cada caso, sabem identificar onde eles ocorrem.
Bolsistas: Edson Felipe de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: Escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8° Ano - Turma 80B
Número de alunos: 21 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário