sexta-feira, 7 de junho de 2019

AMIANTO, PROPAGANDA MTV E LINGUAGEM FIGURADA (Turma 80B)



Na aula desta quarta-feira, 05 de junho, o professor de turma iniciou a aula dando seguimento ao conteúdo de figuras de linguagem. Inicialmente, reproduziu na televisão da sala de aula o videoclipe da música Amianto, da banda Supercombo, para que, a partir de sua letra, que já havia sido entregue impressa para os alunos, e que também aparece na tela do vídeo, fossem identificados alguns exemplos de figuras de linguagem, no caso, metáforas e comparações. Para complementar esse conteúdo, foi utilizado uma propaganda feita por uma emissora americana para público jovem, que tinha por objetivo a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e que, para isso, também fez uso dos mesmos recursos de linguagem. Com o auxílio de um poema de Vinícius de Moraes presente no livro didático da turma, foram realizadas atividades de interpretação e produção textual, em que os alunos deveriam fazer uso de linguagem metafórica e comparativa. Observou-se que, por motivo da interpretação da música e do vídeo da campanha do canal de televisão, os alunos, embora seguissem com dificuldades para explicar de que forma a linguagem figurada acontecia no poema, conseguiam identificar onde ela aparecia. Embora tenham dúvidas quando precisam dar nome a cada caso, sabem identificar onde eles ocorrem.

Bolsistas: Edson Felipe de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: Escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8° Ano - Turma 80B
Número de alunos: 21 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário