Professor organizando a arena para o jogo. Acervo Pessoal. |
No dia 30 de maio, quinta-feira, o professor Tiago retomou o
conteúdo sobre substantivos coletivos, aplicando duas atividades na lousa sobre
o mesmo assunto com o auxílio dos dicionários escolares. Após isso, houve a
correção dos exercícios propostos, em que os alunos participaram oralmente. No
segundo período, o professor dividiu os alunos em quatro grupos formando um
círculo com as classes e deu início a um jogo de memória usando cartões (com as
ilustrações de cada palavra e seus respectivos substantivos coletivos). O
desenrolar da recreação ocorreu com a rotatividade dos grupos em torno das
classes (denominada arena), em que cada grupo aguardava sua vez específica para
fazer sua jogada; eles tinham que escolher um número e uma letra para designar
as cartas em pares. No quadro, foi criado um ranking pontuando quem as
descobrisse. O vencedor, ao final da partida, seria premiado. O objetivo do
jogo era trabalhar o conteúdo dado em aula de forma mais lúdica. Com o final do
segundo período, entretanto, o jogo teve que ser interrompido. Até aquele
momento, o grupo, formado exclusivamente por meninas, vencia o desafio. Mesmo
assim, percebeu-se que o andamento da tarefa teve sucesso e ocorreu de maneira
produtiva, cativando a interação dos alunos.
Bolsistas: Jessica Macedo, João Horn e Matheus Borges
Escola e Projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental
Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série Atendida: 60B
Número de alunos: 26
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário