Poema de Vinícius de Moraes. Acervo: Internet. |
Nesta quarta-feira, 29 de maio, a aula iniciou-se com uma
introdução ao conteúdo Figuras de Linguagem por meio da leitura do poema “Rosa
de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes. Depois de algumas explicações sobre
alguns exemplos da linguagem figurada altamente presentes no poema, o professor
reproduziu, no monitor de vídeo da sala, um vídeo da versão musicada do poema
interpretado na voz e performance ao vivo de Ney Matogrosso. Ainda, como
complemento ao assunto tratado no poema e, de forma interdisciplinar, foi
reproduzido um vídeo sobre as bombas que os EUA jogaram sobre as cidades
japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis e pondo fim à
Segunda Guerra Mundial. Os alunos mostraram-se bastante interessados nos
assuntos que se desenvolveram sobre as armas de destruição em massa e os
possíveis perigos existentes se existisse, nos dias atuais ou futuros, um
possível terceiro conflito dessas proporções. No segundo dos dois períodos, os
alunos dirigiram-se à biblioteca para um período de leitura. Embora eles se
distraiam bastante durante a escolha de livros, foi possível notar que a
maioria possui interesse em ler as obras escolhidos e, quando a escolha não lhes
agrada, voltam às prateleiras para outras tentativas.
Bolsistas: Edson Felipe de Souza e Janis Moreira de Freitas
Escola atendida e projeto: escola Presidente Vargas - PIBID
Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série atendida: 8°ano – Turma 80B
Número de alunos: 21 alunos
Revisão: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário