quinta-feira, 18 de abril de 2019

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E MANGÁS (Turma 60B)

Incentivo da leitura por meio de mangás. Foto: Acervo pessoal.

Nesta quinta-feira, dia 18 de abril, as atividades da turma 60B começaram com a leitura de uma história em quadrinhos no livro didático, tendo como objetivo a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos. Após a leitura, os alunos fizeram algumas questões relativas ao conteúdo trabalhado no material de apoio. Em um segundo momento de aula, foram apresentados dois vídeos que tratavam sobre uma forma literária de narrativa japonesa: o mangá. O primeiro vídeo explanou a respeito dos mangás, isto é, o que eram, quando surgiram, sua presença e influência no Brasil. O segundo vídeo era focado em aspectos um pouco mais específicos: sua estrutura, modo de ler, características da ilustração oriental e forma de escrita. Posteriormente, os alunos iniciaram uma atividade em duplas que envolvia a leitura dessas obras literárias, que foram disponibilizadas pelo professor Tiago. Percebeu-se que o interesse pela atividade foi grande logo de início, sendo que, em determinados momentos, os bolsistas estavam empenhados em ler e também analisar algumas das histórias em quadrinhos japonesas disponíveis. Neste ponto, acredito que seja importante ressaltar a relação entre professor supervisor, bolsistas e demais alunos, em que uma atividade voltada para a turma acaba cativando, no sentido de atrair, até mesmo os Pibidianos, em virtude de sua excelência, idealização, inovação e estruturação.

Os alunos - e os bolsistas - empolgaram-se com a atividade. Fonte: Acervo Pessoal.
Bolsistas: Claiton Corrêa, Jéssica Souza e Matheus Borges
Escola Atendida: Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas
Professor Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série Atendida: 6º ano – Turma 80B
Número de alunos atendidos: 25
Texto Revisado por: Tiago Vinícius Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário