Incentivo da leitura por meio de mangás. Foto: Acervo pessoal. |
Nesta quinta-feira, dia 18 de abril, as atividades da turma 60B
começaram com a leitura de uma história em quadrinhos no livro didático, tendo
como objetivo a compreensão da estrutura de uma história em quadrinhos. Após a
leitura, os alunos fizeram algumas questões relativas ao conteúdo trabalhado no
material de apoio. Em um segundo momento de aula, foram apresentados dois
vídeos que tratavam sobre uma forma literária de narrativa japonesa: o mangá. O
primeiro vídeo explanou a respeito dos mangás, isto é, o que eram, quando
surgiram, sua presença e influência no Brasil. O segundo vídeo era focado em
aspectos um pouco mais específicos: sua estrutura, modo de ler, características
da ilustração oriental e forma de escrita. Posteriormente, os alunos iniciaram
uma atividade em duplas que envolvia a leitura dessas obras literárias, que
foram disponibilizadas pelo professor Tiago. Percebeu-se que o interesse pela
atividade foi grande logo de início, sendo que, em determinados momentos, os
bolsistas estavam empenhados em ler e também analisar algumas das histórias em
quadrinhos japonesas disponíveis. Neste ponto, acredito que seja importante
ressaltar a relação entre professor supervisor, bolsistas e demais alunos, em
que uma atividade voltada para a turma acaba cativando, no sentido de atrair,
até mesmo os Pibidianos, em virtude de sua excelência, idealização, inovação e
estruturação.
Os alunos - e os bolsistas - empolgaram-se com a atividade. Fonte: Acervo Pessoal. |
Bolsistas: Claiton Corrêa, Jéssica Souza e Matheus Borges
Escola Atendida: Escola Estadual de Ensino Fundamental
Presidente Vargas
Professor Supervisor: Tiago Vinícius Cidade
Série Atendida: 6º ano – Turma 80B
Número de alunos atendidos: 25
Texto Revisado por: Tiago Vinícius Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário